'Pensei que fosse morrer', diz turista que ficou preso por mais de 3 horas em buraco na praia de Copacabana
17/05/2025
(Foto: Reprodução) Jansen cavou buraco que ficou muito abaixo do nível do mar e não conseguiu sair sozinho. Resgate mobilizou multidão e causou alvoroço. Vídeo viralizou nas redes sociais. 'Pensei que fosse morrer', diz turista que ficou preso em buraco na praia de Copacabana
Jansen, morador de Londres, achou que fosse morrer durante suas férias no Rio de Janeiro, entre abril e o início de maio. E a causa não teria nada a ver com a violência na Cidade Maravilhosa.
O britânico é o turista que viralizou nas redes sociais na sexta-feira (16), em um vídeo em que aparece enterrado em um grande buraco nas areias da praia de Copacabana.
"Eu sou o cara que ficou preso no buraco. Estava cavando um buraco de 2,4 metros e... bem, ficou um pouco acima da minha cabeça. Pensei que fosse morrer. Mas, por sorte, pessoas boas me salvaram", contou Jansen.
Ele ficou mais de 3 horas preso, na maior parte do tempo só com a cabeça e o pescoço para fora. O resgate mobilizou banhistas, barraqueiros e até o Corpo de Bombeiros.
De volta à Inglaterra, onde trabalha em um aeroporto, o gringo soterrado conversou com o RJ2 e agradeceu aos brasileiros que o ajudaram a, literalmente, sair do buraco.
"Obrigado às pessoas do Rio que realmente me ajudaram. Eu definitivamente vou voltar. Foi surreal. Mas, realmente, achei que fosse morrer", disse.
Britânico passou mais de 3 horas soterrado na praia
Jansen descreve o episódio com bom humor, mas a situação poderia ter acabado mal. O buraco era profundo, o turista estava abaixo do nível do mar e a aglomeração de pessoas ao redor aumentava o risco de soterramento.
Turista fica preso por mais de 3 horas em buraco na areia de Copacabana
O roteirista brasileiro Alan Smith, que filmou toda a saga, deu mais detalhes sobre como o britânico foi parar naquela situação.
"No começo, ele estava cavando com as mãos, junto com dois amigos britânicos. Eu estava perto, fiquei vendo um pouco e depois voltei para jogar futevôlei. Ele continuou cavando e o buraco foi crescendo", contou Alan.
Turista fica preso por quase 3 horas em buraco na areia de Copacabana
Reprodução redes sociais
Segundo a testemunha, a brincadeira começou a chamar atenção quando um dos turistas se jogou dentro do buraco, que já estava profundo e estreito.
"Um cara emprestou uma pá e ele continuou cavando. Em questão de minutos, o buraco ficou enorme. Aí, ele tomou impulso e se jogou", relembrou.
Foi nesse momento que Jansen percebeu que estava preso e que não conseguiria sair sozinho. Rapidamente, também entendeu que a força dos amigos não seria suficiente.
"Quando ele se jogou, a areia das laterais [do buraco] caiu em cima dele. Ele não teve mais força para sair. Como estava muito alto [o nível da superfície], a cabeça dele estava muito abaixo do nível do mar e da areia. A qualquer momento, poderia ter sido soterrado", lembrou Alan.
Turista fica preso por quase 3 horas em buraco na área de Copacabana
Arquivo pessoal / Alan Smith
Dezenas de pessoas ajudaram o britânico a sair
Em um outro vídeo que circula nas redes, é possível ver mais de 30 pessoas — entre banhistas, vendedores e guarda-vidas — tentando resgatar o turista.
O mutirão solidário foi crescendo, com alguns ajudando de verdade e outros só assistindo.
Alguns cavavam ao redor, outros entregavam pedaços de madeira e cordas na tentativa de puxar o homem, mas nada parecia funcionar.
Turista fica preso por quase 3 horas em buraco na areia de Copacabana
Alan Smith
Um dos brasileiros que estavam por perto chegou a comentar: "O gringo fez m*. Pé na cova".
De acordo com relatos, o resgate durou mais de 3 horas. Nesse tempo, Jansen virou o centro das atenções na praia e até ganhou uma cerveja para se hidratar.
No final, deu tudo certo. O britânico foi retirado do buraco sob aplausos.
Turista fica preso por quase 3 horas em buraco na areia de Copacabana
Alan Smith