Jurado 'mais carrasco' do carnaval do Rio deu só quatro 10 e pior nota para escola que homenageou Lula
18/02/2026
(Foto: Reprodução) Paulo Paradela foi o jurado "mais carrasco" do carnaval do Rio de Janeiro em 2026. Ele avaliou o quesito fantasias e deu apenas quatro notas 10, ao avaliar as 12 escolas do Grupo Especial.
A média das suas notas foi 9.89. A mais baixa foi 9,6, nota que ele deu para a Acadêmicos de Niterói, escola que homenageou o presidente Lula e foi rebaixada.
Paradela também deu um 9,8 para a Grande Rio. Foi a nota mais baixa da escola nesse quesito.
A influenciadora Virginia Fonseca, que estreou como rainha de bateria, teve problemas com a fantasia. Não se sabe ainda se a pontuação mais baixa teve relação com isso.
Virginia Fonseca com e sem o costeiro ao longo do desfile
AgNews
O volumoso costeiro de 12 kg que a rainha usava foi retirado no meio da apresentação algumas vezes por causa de dores, e o tapa-sexo descolou parcialmente, mas não caiu.
A Grande Rio terminou em 8º lugar e ficou de fora do desfile das campeãs.
Paradela é carioca, formado pela PUC-Rio e já acumula 11 participações como avaliador das escolas do Grupo Especial do Rio.
Estreou na função em 2009 e, desde então, só teve as notas descartadas nos carnavais de 2015 e 2017.
O jurado Alfredo Del-Penho, que avaliou o quesito samba-enredo, também deu apenas quatro 10, mas a média das suas notas foi um pouco maior do que a de Paradela: 9,91.
Nas três noites de desfiles, 12 escolas passaram pela Sapucaí: Niterói, Imperatriz, Portela, Mangueira, Mocidade, Beija-Flor, Viradouro, Tijuca, Tuiuti, Vila isabel, Grande Rio e Salgueiro.
Segundo o regulamento, 54 avaliadores deram notas, mas apenas os envelopes de 36 deles foram abertos, sendo quatro para cada quesito: harmonia, bateria, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, alegoria, fantasia, comissão de frente, samba-enredo e enredo.
Saiba quem foram os jurados de cada quesito
Enredo
Nesse quesito é considerado se o tema está sendo bem contado na avenida, com a ajuda das alas e alegorias, e se o jurado e o público conseguem fazer uma leitura fácil da apresentação.
Fernanda Santos
Johnny Soares
Monica Mançur
Lucinea dos Santos
Bateria
Avalia o desempenho dos ritmistas e dos mestres de bateria acompanhando o samba-enredo. Além de alguns instrumentos obrigatórios, é importante que tudo esteja afinado. Também é considerada a "ousadia na performance musical", com bossa, paradinha, breque, apagão, convenção e virada.
Hélcio Eduardo
Geiza Carvalho
Nelson Pestana
Rafael Barros Castro
Samba-enredo
O jurado deve considerar se a letra do samba transmite o enredo proposto pela escola. Já a melodia deve provocar nos componentes a vontade de evoluir, dançar e cantar.
Christiano Abelardo
Vanderlir Camilo
Alfredo Del-Penho
Alessandro Ventura
Mestre-sala e porta-bandeira
Considera-se o entrosamento dos dois na coreografia, a graciosidade dos movimentos e, também, as fantasias.
Eduardo Torres
Raquel Rosa
Fernando Zikan
Viviane Santos
Comissão de frente
A coreografia conta com alguns movimentos obrigatórios, como a saudação ao público e a apresentação da escola. Jurados também dão nota para a fantasia e observam se a comissão de frente atende à exigência de no mínimo seis componentes e, no máximo, 15.
Claudia Ribeiro
Taynã Vieira
Paola Novaes
Rafaela Riveiro
Harmonia
Analisa se os componentes da escola estão integrados, cantando o samba conforme o ritmo da bateria e fazendo as coreografias corretamente.
Jardel Maia
Rodrigo Lima
Julia Félix
Cainã Alves
Alegorias e adereços
Julga os carros alegóricos - a beleza e a relação com o enredo. As escolas de samba são obrigadas a desfilar com cinco alegorias.
Thayná Trindade
Walber Ângelo
Aislane Nobre
Madson Oliveira
Fantasias
Avalia a beleza e o significado das fantasias desfiladas. Os jurados também podem se atentar a detalhes e ao acabamento. Os itens apresentados no desfile devem corresponder ao apresentado anteriormente em desenhos pela escola.
Mariana Maia
Paulo Paradela
Cátia Vianna
Pryscila Dias
Evolução
Julga a forma como a escola passa pela avenida, sem deixar buracos e sem correr para cumprir o tempo do desfile.
Cristina Tranjan
Gerson Martins
Mateus Dutra
Lucila de Beaurepaire