Curso de formação da Força Municipal entra na segunda turma com 330 guardas
Curso de formação da Força Municipal entra na segunda turma com 330 guardas
O curso de formação da Força Municipal, divisão armada da Guarda Municipal do Rio, entrou na segunda turma nesta terça-feira (18). São 330 agentes municipais que vão passar por um treinamento de dois meses em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, que inclui aulas téoricas e práticas, incluindo o uso de arma de fogo.
A previsão é que os aprovados já estejam nas ruas em janeiro de 2026. O prefeito Eduardo Paes (PSD) destacou que a guarda não tem objetivo de substituir a polícia, mas auxiliar em furtos e roubos para que a polícia possa atuar mais em operações e ocorrências mais complexas.
"Tem que entender que essa força tem o objetivo de auxiliar o estado. Não vai fazer operações contra o tráfico, milícia, território ocupado. Isso continua com a polícia", apontou o prefeito.
LEIA TAMBÉM:
Guarda Armada do Rio inicia seleção com teste físico, e menos da metade dos candidatos é aprovada
Elite da Guarda Municipal terá bases no Leblon, na Piedade e em Inhoaíba
O prefeito Eduardo Paes e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, na cerimônia de inauguração do treinamento da Força Municipal
Reprodução/TV Globo
Sobraram vagas na 1ª turma
Apesar da expectativa, nem todas as vagas foram preenchidas na primeira turma. Das 330 oportunidades oferecidas, 48 ficaram ociosas, o que representa 14,5% de ausência, como antecipou O Globo. Ao todo, 282 agentes foram convocados para iniciar a formação.
📌Em junho, sem nenhum veto, Paes sancionou o Projeto de Lei Complementar (PLC) que regulamenta o usado de armas pela Guarda Municipal e cria uma divisão de elite para a instituição.
Em agosto, o teste de aptidão física das duas primeiras turmas, com um total de 900 candidatos, foi realizado na Vila Militar, em Deodoro. No entanto, apenas 393 foram considerados aptos — menos da metade dos participantes. Mas 111 foram contraindicados para atuarem na nova força.
A seleção incluiu avaliação da ficha funcional, testes físicos, exames toxicológicos, avaliação psicológica e investigação social.
“Nós fizemos um processo seletivo interno. Isso pressupõe que as pessoas vão ser colocadas à prova nos mais variados aspectos. Então é natural que ao longo desse processo as pessoas mais preparadas, que estejam atendendo a esses requisitos, consigam entrar no curso de formação”, explicou Brenno Carnevale.
Ainda segundo Brenno, um candidato que não conseguiu entrar na 1ª turma pode tentar outras vezes.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Treinamento da Força Municipal do Rio
Rafael Nascimento/g1
Treinamento da Força Municipal do Rio
Rafael Nascimento/g1
Treinamento da Força Municipal do Rio
Reprodução/TV GloboFONTE: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/11/18/curso-de-formacao-da-forca-municipal-segunda-turma.ghtml